Arquivo de ‘Gourmet’ Category

Clube da Leitura no Papo na Livraria do sábado, 22/08!!!


seg, 17 agosto, 2015

Que tal ler e comentar seus livros favoritos? Venha e participe de um novo grupo de amigos!

A troca de conhecimento é super-bacana para todos!

Neste primeiro encontro vamos escolher o livro para discutirmos em setembro, que tal?

Já vamos fazendo 3 sugestões, das quais – podem ou não – sair a escolha que o grupo de leitores fará!

Dívida de Honra: Em 1850, a aridez do Meio Oeste americano castiga quem se aventura pela selvagem e inóspita região.

No entanto, Mary Cuddy, uma corajosa professora, se candidata a transportar três mulheres, consideradas loucas, do Estado de Nebraska até uma paróquia no leste do país, onde poderão ser acolhidas e tratadas devidamente, mas sua bravura não será suficiente e, para cumprir tal tarefa e atravessar em segurança o oeste dos Estados Unidos, ela precisará convencer um guia a escoltá-las. O único que aceita a missão é o velho George Briggs.

A dura e perigosa jornada, enfrentando bandos de índios e fortes tempestades de neve, entre outras intempéries pelo caminho, irá promover uma relação inusitada entre a honrada Mary e o, aparentemente, insensível renegado.

Do livro foi feito um ótimo filme, lançado em março de 2015!

Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família.

O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua e desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo: uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho.

Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular.

Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?

Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes, o leitor é levado a diferentes direções. Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Do livro foi feito um filme com previsão de lançamento para setembro de 2015!

A autora conta a história do aposentado Harold Fry que numa manhã de sol sai de casa para colocar uma carta no correio, sem imaginar que estava começando uma jornada não planejada até o outro lado da Inglaterra.

Ao receber uma carta de Queenie Hennessy, uma velha amiga com quem não tem contato há décadas, Harold Fry descobre que ela está em uma casa de saúde, sucumbindo ao câncer. Então, escreve uma resposta rápida e, deixando sua mulher com seus afazeres, vai até a caixa postal mais próxima.

No caminho, tem um encontro casual que o convence de que ele deve entregar sua mensagem para Queenie pessoalmente. E assim começa a peregrinação improvável de Harold Fry.

Determinado a andar 600 milhas de Kingsbridge à Berwick-upon-Tweed, acredita que enquanto caminhar, a amiga estará viva. Ao longo do caminho, ele encontra personagens fascinantes, que o trazem de volta memórias adormecidas; sua primeira dança com a mulher Maureen, o dia do seu casamento, a alegria da paternidade. Todos os resquícios do passado vêm correndo de volta para ele, permitindo-lhe conciliar as perdas e os arrependimentos.

Não foi feito filme – ainda – mas que deveria, ah, deveria!!!

Compartilhe:

Papai gosta de vinhos? E de queijos?


ter, 4 agosto, 2015

A sommelier norte-americana Marnie Old ensina a escolher, comprar, armazenar, servir e tomar a bebida, com informações acessíveis e imagens coloridas, que facilitam a compreensão dos conceitos. A autora explica como reconhecer e descrever o sabor, o aroma e a aparência dos vinhos; explora a variedade de brancos, rosés e tintos; define as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo; revela como identificar as garrafas e entender os rótulos; além de orientar sobre a harmonização com alimentos. Ela aborda ainda os fatores que influenciam os processos de vinificação e a qualidade dos vinhos, como a fermentação, a região do cultivo das uvas, o clima, o solo, além da história e da cultura de cada lugar. Apresenta os principais tipos de uva e propõe roteiros de degustação. Percorre as mais importantes zonas vinícolas do mundo na Europa, nas Américas do Norte e do Sul, na Oceania e na África, explorando os estilos de vinhos produzidos em cada região.

A especialista Fiona Beckett revela como conhecer os diversos tipos de queijos, além de apresentar 40 receitas deliciosas com algumas de suas variedades. Ela explica como é o processo de produção e maturação; as principais categorias, como jovens, cremosos, semimoles, duros, azuis e aromatizados; os tipos produzidos ao redor do mundo; os utensílios adequados para cortá-los e servi-los; e como armazená-los corretamente. Indica como montar uma tábua de queijos e como harmonizá-los com bebidas, biscoitos, pães e sopas. Orienta como servi-los conforme a estação do ano e em diferentes ocasiões, como brunches, piqueniques, jantares e datas festivas. Entre as receitas, destacam-se a Salada de primavera com feta, pepino e hortelã, a Tortilha de manchego e pimentão vermelho, o Fondue de cheddar e sidra, a Quiche de alho-poró com queijo azul e massa de avelã e o Cheesecake de mel de lavanda e baunilha. Inclui ainda uma prática tabela, que indica quais bebidas combinam com cada tipo de queijo, como vinhos, sidras, cervejas, uísque, chás e sucos, e um glossário com os termos utilizados.

Compartilhe:

Frio no final de semana? Boas leituras!!!


sex, 24 julho, 2015

Com uma voz narrativa épica e poderosa, Nós, os afogados é uma saga que nos remete às epopeias marítimas de Herman Melville e Robert Louis Stevenson.

Compreendendo cem anos de história, o livro acompanha várias gerações de navegadores da cidade dinamarquesa de Marstal – de Samoa à Terra Nova, de Cingapura a Hobart, de Murmansk à Islândia e de volta a Marstal, onde as mulheres esperam e choram seus mortos.

Elogio solene a um modo de vida que ficou para trás e relato comovente dos sofrimentos humanos, o livro é também a descrição crua de uma época em que a Europa passa por grandes transformações – e suas histórias de amor são um contraponto sensível ao insuperável afã do homem em conquistar o desconhecido.

Já em A Hora da História, a indiana Lakshmi mora há anos nos Estados Unidos sem se adaptar, e entre o sentimento de inadequação e as saudades da família, se desespera e tenta o suicídio.

Sua atitude extrema a levará a Margaret Bose, uma psiquiatra que apesar de sua carreira bem-sucedida, também precisa lidar com seus problemas pessoais.

Compartilhe:

Troca-Livros de julho: amanhã, sábado, dia 25!!!


sex, 24 julho, 2015

Traga os livros que você já leu e troque com alguns dos novos amigos, aqui na Livraria da Silvia, após as 16hs.

Um café e um bom Papo na Livraria?

É sempre uma tarde gostosa!!!

Compartilhe:

Saúde das crianças é assunto para as férias!!!


seg, 13 julho, 2015

Este guia ilustrado pretende dar aos profissionais da saúde – terapeutas corporais, acupunturistas, naturopatas, quiropatas e homeopatas – ferramentas e conhecimentos para usar a massagem pediátrica chinesa no tratamento de seus pacientes.

Esta abordagem leva em consideração as diferenças da organização energética da criança em relação ao adulto, bem como diferenças fisiológicas e anatômicas no diagnóstico, na localização dos pontos e no tratamento.

O Do-In é uma técnica milenar chinesa que previne e cura comprovadamente diversos distúrbios e doenças.

Este livro é especialmente voltado para a criança porque tratá-la através dos seus centros de energia é conscientizá-la de que a cura é um processo que pode ser dividido com ela e apontar para o seu corpo é ensiná-la a priorizar os recursos pessoais na lida com as adversidades.

Compartilhe:

Férias afinal!!! Preguiçar com tantas histórias boas é uma delícia, não é? Ou prefere pintar?


sex, 3 julho, 2015

São muitas coisas bacanas para colorir!

E outras muuuuitas para ler e divertir!

Harold Fry que numa manhã de sol sai de casa para colocar uma carta no correio, sem imaginar que estava começando uma jornada não planejada até o outro lado da Inglaterra.

Ao receber uma carta de Queenie Hennessy, uma velha amiga com quem não tem contato há décadas, Harold Fry descobre que ela está em uma casa de saúde, sucumbindo ao câncer.

Então, escreve uma resposta rápida e, deixando sua mulher com seus afazeres, vai até a caixa postal mais próxima. No caminho, tem um encontro casual que o convence de que ele deve entregar sua mensagem para Queenie pessoalmente.

E assim começa a peregrinação improvável de Harold Fry.Determinado a andar 600 milhas de Kingsbridge à Berwick-upon-Tweed, acredita que enquanto caminhar, a amiga estará viva.

Ao longo do caminho, ele encontra personagens fascinantes, que o trazem de volta memórias adormecidas; sua primeira dança com a mulher Maureen, o dia do seu casamento, a alegria da paternidade.

Todos os resquícios do passado vêm correndo de volta para ele, permitindo-lhe conciliar as perdas e os arrependimentos.

Compartilhe:

´Tá frio? Sopa quente!!!


qua, 24 junho, 2015

Mais de 150 receitas originais, provenientes das cozinhas de todo o mundo.

Desde as sopas que são só por si uma refeição, aos consommés, sopas frias e cremes, aqui estão os ingredientes necessários a um guia para os apreciadores de sopas.

Huuuummmmm…..

Compartilhe:

Ciência para todos entenderem? Richard Dawkins é uma pessoa especial!!!


seg, 22 junho, 2015

Filho de pais naturalistas e de uma família de cientistas consumados, Richard Dawkins estava fadado a levar a biologia nos genes.

Mas que influências moldaram seu desenvolvimento intelectual? E quem o inspirou a tornar-se o cientista pioneiro e a autoridade intelectual cuja fama (ou infâmia, para alguns) alcança todo o planeta?

Em Fome de saber Dawkins traça um panorama colorido e encorpado de seus primeiros anos de vida.

A autorreflexão sincera e as anedotas espirituosas são intercaladas com reminiscências da família, dos amigos, da literatura, da poesia e da música.

Finalmente podemos compreender as influências que moldaram o intelectual que buscou explicar nossas origens.

Compartilhe:

Está esfriando? Aqui não… Boa viagem!!!


sex, 19 junho, 2015

Prosper Mérimée foi um mestre das histórias curtas, produzindo obras-primas como a novela Carmen – a cigana traiçoeira, femme fatale por excelência, que inspirou a ópera homônima, talvez a mais popular de todos os tempos – e o conto A Vênus de Ille, um marco da literatura fantástica.

Interessado em culturas variadas, Mérimée captava com perfeição os elementos exóticos e a cor local de diferentes povos, os quais condensava em narrativas saborosas, de estilo enxuto e discreto, que unem habilmente imaginação, realidade e conhecimento científico.

Uma edição comentada reúne todas as novelas e contos de Mérimée, traduzidos por Mario Quintana, um dos maiores poetas brasileiros, acrescidos de centenas de notas, cronologia e uma apresentação que sintetiza para o leitor, com lucidez e precisão, tanto a biografia do autor quanto as características gerais de sua obra.

O Talibã se retirou das ruas de Cabul, mas as sombras de seu regime permaneceram: Fawad, um menino afegão esperto, charmoso e observador, conheceu a tragédia como ninguém – seu pai e irmão foram mortos e sua irmã foi sequestrada.

Sempre otimista, Fawad espera por uma vida melhor e seu sonho se realiza quando sua mãe, Mariya, consegue um emprego como governanta de Georgie, uma carismática mulher ocidental, e seus dois amigos estrangeiros.

Viver com o trio traz uma série de novidades, algumas assombrosas, entre elas a relação de Georgie com o poderoso guerrilheiro afegão Haji Khan, que faz com que esse homem terrível seja capaz de realizar surpreendentes atos de bondade, mas a vida, especialmente em Cabul, sempre tem seus perigos e a próxima calamidade que Fawad deverá enfrentar, a ameaça de destruir a única coisa que ele jamais pensava que poderia perder – o amor por seu país.

Em uma manhã nebulosa de 1972, a vida de Byron Hemming, de 12 anos, muda de repente…

Tudo acontece em menos de dois segundos, quando ele e a mãe se envolvem em um acidente de carro.

Embora o garoto tenha certeza de que o acidente aconteceu, sua mãe age como se nada tivesse acontecido.

Nos dias e nas semanas seguintes, Byron embarca em uma jornada para descobrir o que realmente houve naquela manhã que mudou sua vida.

Junto com o amigo James, ele cria a Operação Perfeito, um conjunto de planos para tentar resolver a situação.

Compartilhe:

Papo na Livraria neste sábado, 16hs, dia 20 de junho: cores para a vida nos livros de colorir!


sex, 19 junho, 2015

“… Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma mesa, junto com outras folhas exatamente iguais a ela, viu-se coberta de sinais. Uma pena, molhada de tinta preta, havia escrito uma porção de palavras em toda a folha.

Então …”

Neste sábado a Jane Regina Dias – artista plástica e terapeuta – virá mostrar como as pessoas estão colorindo suas vidas nos livros antiestress,  como utilizar materiais e deixar a imaginação fluir solta…

Arteterapia necessita criar, movimentar, refazer, expressar, soltar a imaginação…

Livro para colorir não é só para relaxar, é para se encontrar e viver com tudo de importante: desafios, alegrias, sustos, dúvidas, medos e criatividade como nas partes de um conto.

Venha participar da tarde deste sábado, dia 20/06, com dicas, contos e papos terapêuticos com Jane Regina Dias, na Livraria da Silvia.

16hs – Rua Belo Horizonte, 900 – lj 19 – Centro – Londrina/PR

Compartilhe: