Gente que faz a boa diferença, dois brasileiros maravilhosos: Guga e de Ivo Pitanguy!

Em junho de 1997 que Gustavo Kuerten inicia a maior virada de sua vida: o palco é Roland Garros, o torneio de tênis mais charmoso do mundo.

Como personagem inicialmente coadjuvante e depois protagonista, o desconhecido cabeludo, surfista e boa-praça iria abalar as tradições do esporte refinado e entrar para a história mundial do tênis e do esporte brasileiro.

Mas sua trajetória brilhante rumo ao topo do ranking tem início muito antes, quando ainda era criança em Florianópolis, onde seria preparado pela família, pelas tragédias e por um treinador que esteve ao seu lado em todos os grandes momentos.

Em um relato absolutamente sincero, empolgante e emocionante, Guga revela através de seus sentimentos as passagens mais marcantes de sua vida.

Ele descreve as memórias de sua infância e adolescência com o mesmo estilo modesto e divertido que o caracteriza como jogador e lhe garantiu o coração de todos os brasileiros.

Ivo Pitanguy elevou a cirurgia plástica brasileira ao primeiro plano do mundo também pelo seu trabalho generoso em uma tragédia já esquecida (ou quase esquecida): Niterói, 15 de dezembro de 1961.

Conheço a morte. Durante toda a vida eu a vi agir. Ela não me apavora. Renunciar à alegria da vida será mais difícil. – Ivo Pitanguy.

Filho de um casal que cultivava os valores humanistas, Ivo saiu de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro e ganhou o mundo.

Elevou a cirurgia plástica, considerada antigamente uma especialidade médica menor, a ramo nobre da medicina.

Transformou o Brasil em polo de excelência e ensinamento de técnicas criadas por ele próprio ao longo de cinco décadas.

Criou um centro de estudos para a transmissão de conhecimento, que já formou centenas de profissionais de todos os continentes.

Montou uma enfermaria para o atendimento da população comum que beneficia centenas de pessoas por ano.

Foi agraciado com os mais importantes prêmios, honrarias e condecorações que alguém pode ter.

Chefes de Estado, artistas, políticos, reis e rainhas já se submeteram às suas mãos, consideradas mágicas.

Aos 90 anos, Pitanguy continua trabalhando na 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em sua clínica, em Botafogo.

Bem-disposto, alegre e bem-humorado, viaja frequentemente ao exterior para congressos e homenagens, passa os fins de semana em sua ilha ou na casa na serra e tem a agenda intensa de atividades com a família e os amigos.

Este livro conta como uma aspiração tomou uma dimensão tão grande e transformou tantas vidas, em uma biografia cheia de humor e descontração, Ivo nos conta seus percalços e obstáculos, além de momentos mais marcantes e afetivos.

Compartilhe:

Deixe um comentario